quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985): "Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça" - Primeiro dia

O primeiro dia da oficina no Irmão Pedro aconteceu em 11/11/2011 em dois turnos: manhã e vespertino.

Pela manhã, contamos com a presença do sindicalista Antonio Losada, último preso político do Rio Grande do Sul sob a ditadura civil-militar, e Gabriel Dientsmann, historiador com trabalhos sobre a Anistia. Para o início da oficina, foi trabalhado a apresentação de powerpoint já publicada no post abaixo e depois o bate-papo foi entre os alunos e nossos convidados. À noite, a oficina foi com o mesmo tema, mas conversa ficou por conta dos bolsistas e do Gabriel.
Confira algumas fotos da manhã e da noite:

Antonio Losada conversando com os alunos da manhã.















A maioria era aluno terceiro ano e estava estudando o assunto.















Foto da oficina da noite, com a presença do Gabriel Dienstmann.



















À noite, a turma de alunos foi menor.






















Infelizmente, a oficina da noite não pode contar com a presença do Antonio Losada. Entretanto, para os alunos não ficarem sem um depoimento de alguém que viveu durante aquela época, foram apresentados dois vídeos da novela do SBT, "Amor e Revolução", com depoimentos de Jarbas Passarinho, Sebastião Curió e Criméia Almeida. Esses vídeos e outros depoimentos veiculados pela novela podem ser acessados pelo youtube. Segue o link:





Os materiais para o primeiro dia de oficina sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil foram os descritos acima. Esperamos que a ideia sirva de fomento para mais atividades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário